sábado, 18 de agosto de 2007

Ainda acerca do Tram

No último post faltou a justificação acerca da linha Verde e Ciano, ora aqui vai ela.
O sul do concelho de Vila Verde, que concentra a maioria da população do concelho, é uma zona altamente "virada" para Braga. Seja pelo emprego, ensino, prestação de serviços, entre outros, a cidade de Braga é o destino diário de inúmeros vila verdenses. No rio Homem, no limite dos concelho de Vila Verde e Amares, já perto do concelho de Braga está a ser construido um parque de incubação empresarial e tecnológica com cerca de 100 hectares. A criação de uma linha para servir esta população de Vila Verde e potenciar este parque não seria útil e rentável? Já no concelho de Braga a linha poderia passar na zona de Merlim, Frossos e ligar à futura estação do TGV. A nova estação do TGV, pelos mapas do governo, provavelmente ficará ali na zona de Gondizalves. Local onde passa a variante do Cávado. A ideia é ao construir a variante do Cávado, a partir da estação de TGV, em vez de perfil 2+2 seria 2+linha tram+2, até às zonas industrias de Pintacinhos e Adaúfe. Se estas duas zonas industrias forem fundidas, em média, geraria um parque industrial com cerca de 180 hectares, tanto potencial!
Mas voltando ao TGV. O projecto do governo para a linha do Porto-Vigo é dividir em duas fases. A primeira fase é a construção da linha de Braga à fronteira, utilizando a actual estação. Quer isto dizer que da actual estação vai-se construir uma linha até Gondizalves para apanhar o trajecto final. A segunda fase é ligar a nova estação ao aeroporto Sá Carneiro. Assim o troço da estação de comboios de Braga até à nova estação de TGV ficará vazia! Este troço muito provavelmente vai ter uma composição a circular nela para ligar a "velha" à nova. Não seria útil prolongar essa composição pelas linhas atrás referidas? Aliás mesmo que o TGV ainda circule na tal ligação, o tram também ai pode circular. Afinal não vai haver TGV em 1h em 1h, quanto muito quatro vezes por dia. Com a nova estação do TGV, as composições provenientes das outras linhas, no horário antes da chegada do TGV, na estação de Braga em vez de prosseguir para o centro, invertiam marcha, e prosseguiam para a nova estação de TGV.

Linha Verde: Vila Verde -> Turiz/Alívio -> Parque empresarial/tecnológico -> Prado ->Merelin's -> Forssos/Panóias -> Real/Semelhe -> Estação do TGV -> Estação de Braga -> ... -> HUCB.
Linha Ciano: Zona Industrial Adaúfe -> Palmeira -> Norte Dume -> Zona industrial Frossos -> Real/Semelhe -> ... -> HUCB.